Manifesto Antropófago / Oswald de Andrade

Só a Antropofagia nos une. Socialmente. Economicamente. Filosoficamente.
Única lei do mundo. Expressão mascarada de todos os individualismos, de todos os coletivismos. De todas as religiões. De todos os tratados de paz.
Tupi, or not tupi that is the question.
Contra todas as catequeses. E contra a mãe dos Gracos.
Só me interessa o que não é meu. Lei do homem. Lei do antropófago.
Estamos fatigados de todos os maridos católicos suspeitosos postos em drama. Freud acabou com o enigma mulher e com outros sustos da psicologia impressa.
O que atropelava a verdade era a roupa, o impermeável entre o mundo interior e o mundo exterior. A reação contra o homem vestido. O cinema americano informará.
Filhos do sol, mãe dos viventes. Encontrados e amados ferozmente, com toda a hipocrisia da saudade, pelos imigrados, pelos traficados e pelos touristes. No país da cobra grande.
Foi porque nunca tivemos gramáticas, nem coleções de velhos vegetais. E nunca soubemos o que era urbano, suburbano, fronteiriço e continental. Preguiçosos no mapa-múndi do Brasil.
Uma consciência participante, uma rítmica religiosa.
Contra todos os importadores de consciência enlatada. A existência palpável da vida. E a mentalidade pré-lógica para o Sr. Lévy-Bruhl estudar.
Queremos a Revolução Caraiba. Maior que a Revolução Francesa. A unificação de todas as revoltas eficazes na direção do homem. Sem n6s a Europa não teria sequer a sua pobre declaração dos direitos do homem.
A idade de ouro anunciada pela América. A idade de ouro. E todas as girls.
Filiação. O contato com o Brasil Caraíba. Ori Villegaignon print terre. Montaig-ne. O homem natural. Rousseau. Da Revolução Francesa ao Romantismo, à Revolução Bolchevista, à Revolução Surrealista e ao bárbaro tecnizado de Keyserling. Caminhamos..
Nunca fomos catequizados. Vivemos através de um direito sonâmbulo. Fizemos Cristo nascer na Bahia. Ou em Belém do Pará.
Mas nunca admitimos o nascimento da lógica entre nós.
Contra o Padre Vieira. Autor do nosso primeiro empréstimo, para ganhar comissão. O rei-analfabeto dissera-lhe : ponha isso no papel mas sem muita lábia. Fez-se o empréstimo. Gravou-se o açúcar brasileiro. Vieira deixou o dinheiro em Portugal e nos trouxe a lábia.
O espírito recusa-se a conceber o espírito sem o corpo. O antropomorfismo. Necessidade da vacina antropofágica. Para o equilíbrio contra as religiões de meridiano. E as inquisições exteriores.
Só podemos atender ao mundo orecular.
Tínhamos a justiça codificação da vingança. A ciência codificação da Magia. Antropofagia. A transformação permanente do Tabu em totem.
Contra o mundo reversível e as idéias objetivadas. Cadaverizadas. O stop do pensamento que é dinâmico. O indivíduo vitima do sistema. Fonte das injustiças clássicas. Das injustiças românticas. E o esquecimento das conquistas interiores.
Roteiros. Roteiros. Roteiros. Roteiros. Roteiros. Roteiros. Roteiros.
O instinto Caraíba.
Morte e vida das hipóteses. Da equação eu parte do Cosmos ao axioma Cosmos parte do eu. Subsistência. Conhecimento. Antropofagia.
Contra as elites vegetais. Em comunicação com o solo.
Nunca fomos catequizados. Fizemos foi Carnaval. O índio vestido de senador do Império. Fingindo de Pitt. Ou figurando nas óperas de Alencar cheio de bons sentimentos portugueses.
Já tínhamos o comunismo. Já tínhamos a língua surrealista. A idade de ouro.
Catiti Catiti
Imara Notiá
Notiá Imara
Ipeju*
A magia e a vida. Tínhamos a relação e a distribuição dos bens físicos, dos bens morais, dos bens dignários. E sabíamos transpor o mistério e a morte com o auxílio de algumas formas gramaticais.
Perguntei a um homem o que era o Direito. Ele me respondeu que era a garantia do exercício da possibilidade. Esse homem chamava-se Galli Mathias. Comia.
Só não há determinismo onde há mistério. Mas que temos nós com isso?
Contra as histórias do homem que começam no Cabo Finisterra. O mundo não datado. Não rubricado. Sem Napoleão. Sem César.
A fixação do progresso por meio de catálogos e aparelhos de televisão. Só a maquinaria. E os transfusores de sangue.
Contra as sublimações antagônicas. Trazidas nas caravelas.
Contra a verdade dos povos missionários, definida pela sagacidade de um antropófago, o Visconde de Cairu: – É mentira muitas vezes repetida.
Mas não foram cruzados que vieram. Foram fugitivos de uma civilização que estamos comendo, porque somos fortes e vingativos como o Jabuti.
Se Deus é a consciênda do Universo Incriado, Guaraci é a mãe dos viventes. Jaci é a mãe dos vegetais.
Não tivemos especulação. Mas tínhamos adivinhação. Tínhamos Política que é a ciência da distribuição. E um sistema social-planetário.
As migrações. A fuga dos estados tediosos. Contra as escleroses urbanas. Contra os Conservatórios e o tédio especulativo.
De William James e Voronoff. A transfiguração do Tabu em totem. Antropofagia.
O pater famílias e a criação da Moral da Cegonha: Ignorância real das coisas+ fala de imaginação + sentimento de autoridade ante a prole curiosa.
É preciso partir de um profundo ateísmo para se chegar à idéia de Deus. Mas a caraíba não precisava. Porque tinha Guaraci.
O objetivo criado reage com os Anjos da Queda. Depois Moisés divaga. Que temos nós com isso?
Antes dos portugueses descobrirem o Brasil, o Brasil tinha descoberto a felicidade.
Contra o índio de tocheiro. O índio filho de Maria, afilhado de Catarina de Médicis e genro de D. Antônio de Mariz.
A alegria é a prova dos nove.
No matriarcado de Pindorama.
Contra a Memória fonte do costume. A experiência pessoal renovada.
Somos concretistas. As idéias tomam conta, reagem, queimam gente nas praças públicas. Suprimarnos as idéias e as outras paralisias. Pelos roteiros. Acreditar nos sinais, acreditar nos instrumentos e nas estrelas.
Contra Goethe, a mãe dos Gracos, e a Corte de D. João VI.
A alegria é a prova dos nove.
A luta entre o que se chamaria Incriado e a Criatura – ilustrada pela contradição permanente do homem e o seu Tabu. O amor cotidiano e o modusvivendi capitalista. Antropofagia. Absorção do inimigo sacro. Para transformá-lo em totem. A humana aventura. A terrena finalidade. Porém, só as puras elites conseguiram realizar a antropofagia carnal, que traz em si o mais alto sentido da vida e evita todos os males identificados por Freud, males catequistas. O que se dá não é uma sublimação do instinto sexual. É a escala termométrica do instinto antropofágico. De carnal, ele se torna eletivo e cria a amizade. Afetivo, o amor. Especulativo, a ciência. Desvia-se e transfere-se. Chegamos ao aviltamento. A baixa antropofagia aglomerada nos pecados de catecismo – a inveja, a usura, a calúnia, o assassinato. Peste dos chamados povos cultos e cristianizados, é contra ela que estamos agindo. Antropófagos.
Contra Anchieta cantando as onze mil virgens do céu, na terra de Iracema, – o patriarca João Ramalho fundador de São Paulo.
A nossa independência ainda não foi proclamada. Frase típica de D. João VI: – Meu filho, põe essa coroa na tua cabeça, antes que algum aventureiro o faça! Expulsamos a dinastia. É preciso expulsar o espírito bragantino, as ordenações e o rapé de Maria da Fonte.
Contra a realidade social, vestida e opressora, cadastrada por Freud – a realidade sem complexos, sem loucura, sem prostituições e sem penitenciárias do matriarcado de Pindorama.





OSWALD DE ANDRADE Em Piratininga Ano 374 da Deglutição do Bispo Sardinha." (Revista de Antropofagia, Ano 1, No. 1, maio de 1928.)
* "Lua Nova, ó Lua Nova, assopra em Fulano lembranças de mim", in O Selvagem, de Couto Magalhães
Oswald de Andrade alude ironicamente a um episódio da história do Brasil: o naufrágio do navio em que viajava um bispo português, seguido da morte do mesmo bispo, devorado por índios antropófagos.



oswald de andrade

Manifiesto Antropófago
Solo la antropofagia nos une : Socialmente, económica -
mente, filosóficamente.
Única ley del mundo- Expresión enmascarada de todo s
los individualismos, de todos los colectivismos- De toda s
las religiones . De todos los tratados de pax -
Tupi 1
Contra todas las catequesis . Y contra la madre de los
Gracos.
Sólo me interesa to que no es mío. Ley del hombre .
Ley del antropófago -
Estamos cansados de todos los maridos católicos sospe -
chosos puestos en trance . Freud terminó con el enigm a
mujer y con otros sustos de la psicología impresa -
Lo que atropellaba a la verdad era la ropa, lo impermeable
entre el mundo interior y el mundo exterior- L a
reacción contra el hombre vestido- El cine norteamericano
informará.

Hijos del sol, madre de los vivientes . Encontrados y
amados ferozmente, con toda la hipocresía de la saudade ,
por los inmigrados, por los traficados y por los turistas, E n
el país de la serpiente grande -
Fue así porque nunca tuvimos gramáticas, ni colecciones
de viejos vegetales, Y nunca supimos lo que era urbano ,
suburbano, fronterizo ni continental . Perezosos en el mapamundi
del Brasil .
Una conciencia participante, una rítmica religiosa -
Contra todos los importadores de conciencia enlatada -
La existencia palpable de la vida- Y la mentalidad prelógica
para estudio del señor Levi-Bruhl .
Queremos la revolución Caraíba 2 - Mayor que la Revolución
Francesa . La unificación de todas las rebeliones eficaces
en la dirección del hombre . Sin nosotros Europa no
tendría siquiera su pobre declaración de los derechos de l
hombre.
La edad de oro anunciada por Norteamérica, La eda d
de oro. Y todas las girls .
Filiación . El contacto con el Brasil Caraíba . Où Villegaignon
print terre- Montaigne . El hombre natural . Rousseau
. De la Revolución Francesa al Romanticismo, a la Revolución
Bolchevique, a la Revolución Surrealista y al tecnicismo
bárbaro de Keyserling . Caminamos.
Nunca fuimos catequizados . Vivimos a través de un de -
recho sonâmbulo. Hicimos nacer a Cristo en Bahía, o e n
Belem do Pará -
Pera nunca admitimos el nacimiento de la lógica entr e
nosotros .
Contra el Padre Vieira . Autor de nuestro primer empréstito
para ganar comisión . El rey-analfabeto le dijo : pong a
esto en el papel pero sin mucha labia- Se hizo el empréstito-
Se gravó el azúcar brasileño . Vieira dejó el dinero e n
Portugal y nos trajo la labia -
El espíritu se niega a concebir el espíritu sin su cuerpo -
El antropomorfismo . Necesidad de la vacuna antropofágica.
Para el equilibrio contra las religiones-de meridiano, y
las inquisiciones exteriores .
Sólo podemos atender al mundo orecular -
Teníamos la justicia, codificación de la venganza- L a
ciencia, codificación de la Magia- Antropofagia . L
. a transformación permanente del Tabú en tótem
Contra el mundo reversible y las ideas objetivadas- Ca -
daverizadas . El stop al pensamiento que es dinámico . E l
individuo víctima del sistema- Fuente de las injusticias clá -
sicas, de
interiores -
Derroteros, derroteros, derroteros, derroteros, derrote -
ros, derroteros, derroteros .
El instinto Caraíba -
Muerte y vida de las hipótesis . De la ecuación yo part e
del Cosmos al axioma Cosmos parte del yo . Subsistencia ,
conocimiento, antropofagia -
Contra las élites vegetales. En comunicación con e l
suelo -
Nunca fuimos catequizados, Lo que hicimos fue e
naval. El indio vestido de senador del Imperio, disfrazl Car ad o
de Pitt, o apareciendo en las óperas de Alencar lleno d e
buenos sentimientos portugueses -
Ya teníamos el comunismo- Ya teníamos la lengua surrealista,
la edad de oro .
Catiti Catiti 3
Imara Noti á
Notiá Imara
Ipeju .
La magia y la vida. Teníamos la relación y la distribución
de los bienes físicos, de los bienes morales, de los bie -
nes de servicios . Y sabíamos trasponer el misterio y l a
muerte con el auxilio de algunas formas gramaticales .
Pregunté a un hombre qué era el Derecho- El me respondió
que era la garantía del ejercicio de la posibilidad -
Ese hombre se llamaba Galli Mathías 4 , Me lo comí.
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Sólo no hay determinismo donde hay misterio . Pero
éso a nosotros, ¿qué nos importa ?
Contra las historias del hombre que comienzan en e l
Cabo Finisterre . El mundo no registrado en fechas, no rubricado;
sin Napoleón, sin César -
La fijación del progreso por medio de catálogos y aparatos
de televisión, Sólo la maquinaria y los transfusore s
de sangre .
Contra las sublimaciones antagónicas, traídas en las ca -
rabelas ,
Contra la verdad de los pueblos misioneros, definid a
por la sagacidad de un antropófago, el Visconde de Cairu :
-Es la mentira muchas veces repetida- .
Pero no fueron cruzados los que vinieron- Eran fugitivos
de una civilización que nos estamos comiendo, porqu e
somas fuertes y vengativos como el Jabutí-
Si Dios es la conciencia del Universo Increado, Guaraci
es la madre de los vivientes- Jaci 6 es la madre de los
vegetales ,
No tuvimos especulación, pero teníamos adivinación ;
teníamos Política que es la ciencia de la distribución ; y u n
sistema social-planetario ,
Las migraciones- La fuga de los estados tediosos . Contra
las esclerosis urbanas, contra los Conservatorios y e l
tedio especulativo -
De William James a Voronoff, La transfiguración de l
Tabú en tótem- Antropofagia .
El pater familias y la creación de la Moral de la Cigüeña :
Ignorancia real de las cosas + falta de imaginación + sentimiento
de autoridad ante la prole curiosa -
Es preciso partir de un profundo ateísmo para llegar a
la idea de Dios- Pero el caraíba no Io precisaba, porqu
nía a Guaraci . e te
El objetivo creado reacciona como los ángeles de l a
caída. Después Moisés divaga- ¿Qué tenemos que ver no s
otros con éso ?
Antes de que los portugueses descubrieran el Brasil, e l
Brasil ya había descubierto la felicidad -
Contra el indio de candelero, el indio hijo de María ,
ahijado de Catalina de Médicis y yerno de Don Antonio d e
Mariz -
La alegría es la prueba del nueve 7 -
En el matriarcado
Contra la Memoria fuente de la costumbre, la experiencia
personal renovada .
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Somos concretistas- Las ideas dominan, reaccionan ,
queman gente en las plazas públicas- Suprimamos las idea s
y las otras parálisis, por los derroteros ; creer en las señales,
creer en los instrumentos y en las estrellas -
Contra Goethe, la madre de los Gracos y la Corte de
Don Joao V I .
La alegría es la prueba del nueve -
La lucha entre los que se llamaría Increado y la Criatu -
ra -ilustrada por la contradicción permanente del hombr e
y su Tabú- El amor cotidiano y el modus viventi capitalista-
Antropofagia . Absorción del enemigo sacro, para transformarlo en tótem, La humana aventura, la terrenaa trans finalidad;
pero sólo las élites puras consiguieron realizar la antropofagia
carnal que trae en sí el más alto sentido de l a
vida y evita todos los males identificados por Freud : male s
catequistas- El resultado no es una sublimación del instinto
sexual, es la escala termométrica del instinto antropofágico
. De carnal, él se torna electivo y crea la amistad .
Afectivo, el amor . Especulativo, la ciencia . Se desvía y se
transfiere- Llegamos al envilecimiento . La baja antropofagia
aglomerada en los pecados de catecismo- la envidia, l a
usura, la calumnia, el asesinato . Peste de los llamados pue -
blos cultos y cristianizados, es contra ella que estamos accionando-
Antropófagos -
Contra Anchieta cantando a las once mil vírgenes de l
cielo, en la tierra de lracema -el patriarca Joao Ramalho,
fundador de Sao Paulo- -
Nuestra independencia aún no fue proclamada . Frase
típica de Don Joao VI : -Hijo mío, pon esa corona en t u
cabeza, antes que algún aventurero lo haga! Expulsamos a
la dinastía- Es preciso expulsar el espíritu bragantino, la s
ordenaciones y el rapé de Maria da Fonte -
Contra la realidad social, vestida y opresora, constatad a
por Freud -la realidad sin complejos, sin locura, sin prostituciones
y sin penitenciarías del matriarcado de Pindorama.
or not tupi that is the question .las injusticias románticas, y el olvido de las conquistasde Pindorama 8 -
OSWALD DE ANDRAD
. En Piratininga
Año 374 de la Deglutición del Obispo Sardinh a
(Revista de Antropofagia, Año I, N o 1, mayo de 1928 -
Sao P.aulo, Brasil
1) Designación genérica de los aborígenes del litoral brasileño -
2) Familia lingüística de los aborígenes del Brasil -
3) Invocación a la luna nueva -
4) Galimatías -
5) Madre del reino animal .
6) Madre del
7) Se refiere a una operación aritmética de comprobación -
reino vegetal .8) Designación antigua dada al Brasil